quarta-feira, 15 de maio de 2013

SEJA BEM VINDO!

Este blog tem como objetivo ajudar a compreender o universo da Psicanálise 

Psicanálise é um campo clinico e de investigação da psique humana  desenvolvido por Sigmund Freud.
  1. um método de investigação da mente e seu funcionamento;
  2. um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
  3. um método de tratamento psicoterapêutico.


Qual o objetivo da Psicanálise Clínica?

O  principal objetivo é o autoconhecimento. Passamos a vida sem parar para refletir sobre nossos sentimentos e pensamentos. Principalmente quando estes  nos desagradam. Simplesmente os ignoramos. Mas eles não vão para lugar nenhum e nem  sossegam até conseguirem audiência. Depois de muito tempo recalcando-os, acabam por eclodir e, muitas vezes, fugindo do nosso controle. Portanto a análise atende não somente a quem chega a este ponto, mas, também, para quem busca ser dono de si, conhecer-se e  aceitar-se melhor.
Quais são os sintomas de que pensamentos e sentimentos estão sendo recalcados?
São muitos: medo, culpa, depressão, fobia, ansiedade, stress, obsessão, compulsão, angústia, sintomas físicos sem causa específica, etc.



Como funciona a terapia?
Num set analítico não existe julgamento, nem aconselhamento. A pessoa poderá verbalizar à vontade. A fala do paciente projeta-se no analista, como num espelho. Ou seja, o analisando passa a enxergar fora de si o que estava interiorizado. A isso chamamos de transferência. Depois que conseguimos dar nomes e formas aos nossos “fantasmas” podemos lidar com eles, descobrir novas possibilidades, ampliar a percepção do mundo, dos outros e de nós mesmos, fazer escolhas e refazer a própria história.

Quanto tempo leva a terapia?
Isto é muito relativo. Todo o processo depende do interesse e da disposição de cada um. Autoconhecimento não tem data para começar nem para parar. Já as sessões duram em torno de cinquenta minutos.

E a Arteterapia?
A Arteterapia é uma forte aliada da psicoterapia. Ajuda, e muito, no fortalecimento do ego, na ampliação da consciência e na liberação de recalques.
Ao aproximarmo-nos do fazer artístico, damos um primeiro passo no sentido de romper com a rotina, de buscar uma nova ótica sobre o mundo ao redor e, naturalmente, sobre a nossa própria existência, pois suas possibilidade são infinitas.
O trato com a matéria artística, o contato com a fantasia, o exercício da livre expressão, levam-nos ao encontro de espaços normalmente insuspeitados.

A Psicanálise e a Arteterapia podem ser trabalhadas juntas?
A escolha é da pessoa. Se para ela a Arteterapia for um facilitador, poderá ser trabalhada em conjunto com a Psicanálise.


E quanto  aos custos? 
O primeiro encontro pode ser sem custos. O objetivo deste contato é conversar, esclarecer dúvidas e verificar como irá  fluir  para as duas partes a terapia. No caso de uma continuidade, neste mesmo momento, será acordada uma mensalidade.



Clarice Schcolnic
Psicanálise clínica – Arteterapia
Consultório: R. Piauí 342 – Higienópolis
Tel. (11) 97175 0773

Psicanálisepsicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário